Acervo do Museu Fotográfico Mauro Palombo. História da Imperial Cidade de Niterói e arredores, contada por imagens e equipamentos fotográficos, usando como base e marcadores as peças da coleção do Fotógrafo Mauro Palombo.
Fotografias, desenhos, pinturas, jornais, máquinas e equipamentos fotográficos que falam do nosso passado. ESSE MUSEU NÃO TEM APOIO DA PREFEITURA DE NITERÓI.
O Museu Fotográfico Mauro Palombo, que já é conhecido como o Museu Fotográfico de Niterói, foi idealizado a partir da coleção do Fotógrafo Mauro Palombo, italiano que chegou ao Brasil aos 8 anos de idade e que aos 11 já trabalhava com fotografia. Aos 17 anos de idade, quando já era fotógrafo profissional, arrendou de seu patrão o Foto Odeon, no centro de Niterói. Comprou o mesmo foto com 20 anos, tendo que coloca-lo no nome de seu pai por ainda ser menor. Na época a maioridade era com 21 anos. Foi fotógrafo, principalmente de eventos sociais, em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Mauro Palombo faleceu em 22 de março de 2013. Deixando uma boa coleção de máquinas fotográficas e de fotografias, que é a base do acervo do museu e que nos permite contar a história da Imperial Cidade de Niterói, usando como marcadores dessa história a sua coleção e ainda fotografias de pinturas e documentos.